Primavera do Leste voltou definitivamente para o Mapa Nacional do Turismo. Estar no mapa, demonstra que o município está organizado com relação aos instrumentos de gestão municipal para turismo, trazendo uma série de benefícios para estruturação de políticas públicas e fomento, nas áreas de infraestrutura, promoção, qualificação e gestão.
“É uma excelente notícia para Primavera do Leste, a gente voltar ao mapa nacional. Isso representa que estamos prontos, para receber em Primavera do Leste, qualquer tipo de exposição, e começar a falar mais do município. Isso também significa que estamos aptos a receber repasses, tanto do governo federal, ou estadual”, explicou o secretário municipal de desenvolvimento de Primavera do Leste, Marco Aurélio Sales.
Lago Municipal Vô Pedro Viana
Mesmo no período que estava fora do mapa do turismo, Primavera do Leste conquistou um lugar de destaque no cenário turístico do estado. O município figurou como os que mais atraíram turistas estrangeiros.
Primavera do Leste, foi uma das 18 cidades escolhidas por turistas estrangeiros de 21 países, que visitaram Mato Grosso em 2022, em busca de negócios e eventos, aventura e ecoturismo. Os dados constam no Mapa do Turismo Internacional, elaborado pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo).
De acordo com o levantamento, os visitantes em Mato Grosso, predominantemente, falam inglês, espanhol, alemão, italiano, francês e mandarim, e são dos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Canadá, Cazaquistão, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido, Rússia, Suécia, Suíça e Ucrânia.
Conforme o secretário municipal, Primavera do Leste tem um grande potencial turístico e a volta para o Mapa do Turismo, motiva a todos a irem em busca de atrativos turísticos.
“Primavera do Leste, nós podemos falar do turismo industrial, do agro turismo que é algo que tem se desenvolvido muito. Nós temos algumas empresas agroindustriais que já abriram suas portas para programarmos visitas. Temos a parte do turismo ecológico, tem a Lagoa Azul, e outras cachoeiras e lugares que vamos começar a explorar mais o potencial e investir em marketing para chamar ainda mais turistas”, expôs Sales.
O secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Felipe Wellaton, destacou que uma das formas de atrair mais turistas estrangeiros para o Estado é apostar na promoção de Mato Grosso nas feiras do setor e em rodadas de negócios com operadores.
Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que cada R$ 1 investido na promoção internacional do turismo, R$ 20 entram na economia por meio do consumo feito pelos turistas.
“O turismo é um setor estratégico para economia estadual gerando emprego e renda. Esses estrangeiros consomem no comércio local dos municípios, beneficiando toda uma cadeia econômica nos hotéis, restaurantes e bares, guias de turismo, locação de automóveis, dentre outros”, comentou.
Tentando atrair mais pessoas para o município, o setor turístico municipal, já tem uma programação de eventos. Como o Festival Gastronômico que será realizado no próximo mês e que promete movimentar Primavera.
“O Festival Gastronômico vai movimentar toda a cidade, além das comidas tradicionais, nós vamos criar um prato principal para a cidade. Todos os grandes restaurantes e chefes vão fazer parte deste festival”, finalizou o secretário Marco Aurélio Sales.