Orla do lago Vô Pedro Viana agora abriga uma nova biblioteca, CAT, Casa do Artesanato e Museu de Memória
A orla do Lago Vô Pedro Viana é um dos principais cartões postais de Primavera do Leste e de Mato Grosso e é um importante ponto de encontro na cidade. Aos domingos, principalmente, toda a extensão da orla fica cheia de famílias e amigos que aproveitam o fim de tarde para passear, conversar, se exercitar, claro, sem esquecer a pipoca e o tereré.
Agora, quem for até o lago municipal terá à disposição novos espaços públicos. Foram inaugurados no domingo (23), a oitava biblioteca pública de Primavera do Leste, o Museu da Memória, o Centro de Atendimento ao Turista – CAT e a Casa do Artesanato.
Com cerca de 700 livros no acervo, a nova biblioteca contém obras destinadas ao público infantil e infanto-juvenil e ainda conta com jogos e brinquedos. O espaço não passará despercebido aos olhos de quem circular pelo lago municipal. A arquitetura é moderna, com dois containers, em formato de livro aberto.
As esculturas de crianças interagindo com os livros foram feitas pelo artista plástico Nilson Bisol, que representou de forma artística o poder de “voar” sem sair do lugar que a leitura proporciona. Os grafites que deixam o local mais colorido e vistoso foram realizados por Nayara Moraes Rodrigues.
“A educação sempre foi uma das prioridades da nossa gestão e concluir mais esse projeto que proporciona incentivo à leitura e enriquecimento cultural para nossas crianças, pra nós é muito gratificante”, ressaltou o prefeito Leonardo Bortolin.
O secretário de Cultura, Wanderson Lana, destacou a importância em modernizar e criar esses espaços para que a população e os visitantes possam interagir. “Isso mostra o crescimento e a qualidade de vida da nossa cidade e a preocupação da gestão com essa qualidade de vida. A gente tinha já um CAT, mas não tinha uma estrutura adequada. Depois da inauguração do Lago Municipal, da modernização que recebeu, a gente sentiu a necessidade de um espaço que realmente comunicasse com as pessoas que vinham visitar a Primavera do Leste.”
Os novos espaços tornam o lago mais atrativo e completo para todos que frequentam o local. “Então os pais que gostam de atividades, de jogos, de leitura, eles vêm aqui para a biblioteca. Quem gosta de música tem um ponto só com MPB. Quem gosta de caminhada tem caminhada. Quem gosta de só ficar jogando bola, brincando tem quadras aqui. Então a gente impacta na qualidade de vida de todo mundo. Todo mundo pode vir para o lago e encontrar um espaço que seja adequado para o carinho que ele tem com a nossa cidade, para que ele possa se divertir, para que ele possa confraternizar com sua família e amigos”, finalizou Lana.
História e memória
Além da biblioteca do lago, foi inaugurado também o Museu da Memória, com exposição de objetos utilizados por gerações passadas e que hoje permanecem como peças de recordação e lembrança afetiva. São telefones celulares antigos, máquinas fotográficas, vitrolas, filmadoras, aparelhos de rádio e outros materiais que as gerações atuais terão a oportunidade de conhecer e se encantar.
“Aqui podemos mostrar também como a cidade foi construída e quem foram as pessoas que vieram antes para que a gente esteja aqui hoje. Aqui as escolas poderão fazer visitações e desenvolveremos projetos de arte e educação no sentido de valorização da memória com o nosso museu”, comentou o secretário de Cultura, Lazer e Juventude (Secult), Wanderson Lana.
Potências criativas
Com novo endereço, a Casa do Artesanato passa a funcionar também no lago Vô Pedro Viana, junto do Museu da Memória e do Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Atualmente a Casa tem cerca de 40 artesãos e com o novo local de funcionamento, a previsão da equipe que gerencia a instituição é que esse número venha a aumentar. No local serão comercializados todos os tipos de artesanatos como pintura em tela, em tecido, crochê, macramê, bordados, entre outros.
A coordenadora da instituição, Neuzi Valduga Solette, explica os benefícios da transição de endereço: “Aqui será melhor, o espaço é mais amplo, circulam mais pessoas principalmente aos finais de semana, os turistas passam pelo lago, então essa mudança será tudo de bom para nós”, frisou.
Turismo em foco
O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) já funcionava no lago, mas com a reformulação passa a ser um local amplo e apropriado para receber a população e demonstrar as potências turísticas e culturais do município. Os quatro espaços estarão abertos todos os dias para acolher os interessados em conhecer as capacidades turísticas, culturais e criativas do município.
*Com informações Prefeitura de Primavera do Leste